Jornalismo Coletivo, onde tudo é pauta…

dezembro 17, 2008

Erisipela ou frieira?

Filed under: Geral — jornalismocoletivo @ 2:10 am
Tags: , , ,

 

Erisipela se manifesta com vermelhidão, dor e inchaço

Erisipela se manifesta com vermelhidão, dor e inchaço

Matéria: Caroline Lajuny
Foto: Divulgação
Universidade: IPA

Por ser uma doença desconhecida a erisipela é facilmente confundida com outras. Mas cuidado, ela quase sempre apresenta-se através de uma micose interdigital, ou seja, as famosas frieiras, que espalham-se formando uma mancha vermelha, quente e dolorosa.

Erisipela é uma infecção provocada quando bactérias encontram uma porta de entrada nas camadas mais superficiais da pele. Segundo a médica, Neiva Schuster Ferreira, os primeiros sintomas desse mal podem ser aqueles comuns a qualquer infecção, como calafrios, febre alta, mal-estar, náuseas e vômitos.

As alterações da pele se apresentam rapidamente e variam desde um simples vermelhidão, dor e inchaço, até a formação de bolhas. A localização mais freqüente, segundo Ferreira, é nos membros inferiores, na região acima dos tornozelos e também podendo ocorrer em outros locais como rosto e tronco.

“O diagnóstico é feito apenas pelo exame clinico, para analisar os sinais e sintomas apresentados pelo paciente, e não há necessidade de nenhum exame de sangue, a não ser para acompanhar a evolução do paciente”, afirma Ferreira.  Para a paciente, Zilá Lajuny, que sofreu de erisipela, foi algo terrível, que ela nunca tinha visto antes. Lajuny conta ainda que se sentiu mal alguns dias antes e foi até o hospital, lá a deixaram no soro, diagnosticando um simples problema estomacal. “Não me preocupei muito, mas quando acordei, no outro dia, minha perna estava muito vermelha e inchada. Fiquei assustada, voltei ao hospital e a médica logo me disse que estava com erisipela”, relata.

 A médica revela que quando o paciente é tratado logo no início da doença, as complicações não são tão graves, no entanto, os casos não medicados há tempo podem progredir com abscessos, úlceras (feridas) superficiais ou profundas e trombose de veias. “As crises repetidas de erisipela podem ser evitadas através de cuidados higiênicos no local dos ferimentos, mantendo os espaços entre os dedos sempre bem limpos e secos”, aconselha a médica.

A paciente Zilá Lajuny afirma que nunca pensou que uma simples frieira fosse causar um dano tão grande, além dos gastos com remédios e tratamentos. “Foram mais de dois meses de tratamento e repouso, e nesse tempo todo eu gastei mais de R$ 200 reais em remédios e produtos para curar a doença”, conta.

Tratamentos:
 O tratamento é composto de várias medidas aplicadas ao mesmo tempo e só deve ser administrado pelo médico:

Uso de antibióticos específicos para eliminar a bactéria causadora;
Fechamento da porta de entrada da bactéria, tratamento das lesões de pele e as frieiras;
Redução do inchaço, fazendo repouso absoluto com as pernas elevadas, principalmente no começo.

About these ads

15 Comentários »

  1. Adorei saber mais sobre a doença pois ,tenho a erisipela ,estou em tratamento e já é a segunda vez,onde posso me tratar com um especialista já que estou desempregada ,e não tenho condições de pagar o tratamento ,como disse estou em tratamento pelo hospital do mandaqui,tomo a cada 21 dias benzetacil ,gostaria de saber se tem algo mais que pode me ajudar ,no combate da doença ,pois amamento um bebê de quase 1 ano ,por favor me ajudem, aguardo notícias,grata desde já pela atenção .

    Comentário por janaina ribeiro de assunção correa — janeiro 29, 2009 @ 6:08 am | Resposta

  2. Olá Janaína, muito obrigada pelo comentário.
    E respondendo a sua pergunta, te digo que minha mãe teve duas vezes Erisipela, foi por isso que resolvi fazer esta matéria! Ela consulto um cardiovascular que disse que ela deveria tomar de 21 em 21 dias a mesma injeção que você toma…Então você está no caminho certo! De repente seria bom você consultar com uma dermatologista para lhe indicar algum remédio para os fungos!

    Qualquer dúvida entre em contato comigo pelo e-mail carolzinhalajuny@bol.com.br

    Beijos

    Comentário por Caroline — março 7, 2009 @ 12:22 am | Resposta

  3. Encontrei o que eu estava procurando,pesquisa de trabalho de aula. Agradecida! Bjão.

    Comentário por catia simone — março 10, 2009 @ 5:38 am | Resposta

  4. Oi, gostei da matéria e gostaria de uma orientação: Há um mês, fui arranhada por um gato de rua que estava muito machucado, peguei-o sem muito cuidado e fui arranhada por ele, que infelizmente foi sacrificado pelo veterinário, pois estava até com bicheira. Por causa disso estou ainda tomando vacina anti-rábica e anti-tetânica. Cheguei em casa e lavei a ranhadura com água e sabão e parecia estar tudo normal, mas uma semana depois começou a infeccionar o braço. Procurei há 10 dias uma dermatologista que receitou além das vacinas, uma pomada de entibiótico, um sabonete anti-bactéria e lavar com água boricada 3 vezes por dia e retornar após 10 dias. Já está melhorando, mas continua vermelho em volta dos buracos da unha do gato e atingiu além da pele, o tecido gorduroso. Seria Erisipela?
    Obrigada.
    Ana Nilza

    Comentário por ANA NILZA LUZ DA SILVA — março 23, 2009 @ 11:51 pm | Resposta

  5. obrigado gostei muitos comentario,eu tenho iripela e sofro muito com isso,só que as vezes relacho e não cudo dos pés,ai vem o sofrimento,gostaria muito de livrar disso,seria uma bênção.deixem um imail,pra mim obrigado.

    Comentário por joilson storck de souza — abril 8, 2009 @ 8:32 am | Resposta

  6. Orientacao sobre mancha deixada por erizipela..favor informar pomada ou gel a usar, agracedoço desde já atenciosamente,Gomar

    Comentário por gomar Oliveira — junho 29, 2009 @ 10:36 pm | Resposta

  7. Caros leitores, somos estudantes de jornalismo e usamos o blog para escrever matérias. Este blog é experimental, não somos médicos e não podemos indicar nenhum medicamento para quem sofre com esta doença. Toda medicação deve ter orientação médica!

    Comentário por jornalismocoletivo — julho 16, 2009 @ 6:09 am | Resposta

  8. Sou estudante da Universidade Salgado de Oliveira no curso de ESTÉTICA estou fazendo uma pesquisa sobre esse assunto achei muinto enteresante gostaria de saber mas profundo por favor mande resposta .

    Comentário por Marcia — agosto 13, 2009 @ 12:59 pm | Resposta

  9. GOSTEI DO QUE LI,POIS JAMAIS PENSEI SE TERIA AS RESPOSTAS ,PARA MINHAS DUVIDAS, E AQUI ENCONTREI AGRADEÇO A VOCES POR TER FEITO ESSAS RESPOSTAS TÃO IMPORTANTE ,PRINCIPALMENTE PARA QUEM TEM ESSE TIPO DE PROBLEMA,MEU FILHO TEVE FREBRE MUITO ALTA,DOR PELO CORPO TODO,TOMOU ANTE FEBRIL E FOI DORMI APOS TRABALHAR ODIA TODO PASSANDO MAL,NO DIA SGUINTE SUA PERNA ESTAVA MUITO QUENTE E VERMELHA,A NOITE ESTAVA COM UMAS COISINHAS TIPO PINGOS,FOI AO MEDICO,E ELE DISSE QUE ERA ERESIPELA,FIQUEI MUITO PREOCULPADA ,MAS ELE ESTA TOMANDO ANTIBIOTICO, ETENHO FÉ EM DEUS QUE VAI FICAR BOM.AGRADEÇO A VOCES POR TIREAR CERTAS DUVIDA.MAS VOU FAZER UMA PERGUNTA :ESSA DOENÇA PEGA? DE QUE MANEIRA? OBRIGADA.

    Comentário por EDILMA LOPES — setembro 5, 2009 @ 12:51 pm | Resposta

  10. Meu irmão está com irisipela…
    Como e com que devemos limpar o local?

    Obrigada…

    Comentário por Sandra Regina — setembro 10, 2009 @ 11:48 pm | Resposta

  11. óla, tudo bem. Meu nome é Taimara, e minha mãe tem essa doença há mais de 40 anos e sofre muito, nunca consegue descobrir a curo, sua perma incha, fica vermelha, o adomerce sempre, e por varias vezes nem consegue andar. Meu Deus por isso acontece. Me ajuda.

    Atencisamente

    Comentário por Taimara — setembro 21, 2009 @ 5:07 am | Resposta

  12. ola, é um alento receber essas informações.Minha mãe teve febre alta e depois apareceu com a perna igualzinho a foto acima.Ficamos muito preocupados em saber o que era aquilo,fomos ao médico e ele disse que provavelmente poderia ser erisipela…e vocês com esse artigo confirmam as suspeitas.Muito obrigada,um abraço.
    andréa

    Comentário por andrea rodrigues dias — setembro 23, 2009 @ 9:04 pm | Resposta

  13. eu queria muito saber q médico procurar,e os exames a ser feito.pois tenho uma mancha na pele e coça muito….
    exatamente no memso local dessa ft.mais é mais esvura.

    Comentário por LUA — outubro 27, 2009 @ 3:46 am | Resposta

  14. Oi pessoal, fiquei muito satisfeita com a matéria. Já é a segunda vez neste ano que tenho erisipela, mas as informações passadas pelo médico foram muito vagas. A minha duvida é se realmente há um tratamento ou se essa doença sempre volta. Não observei nenhum corte, nem frieira que pudesse ser porta de entrada pra alguma bacteria. Imagino que possa ser atraves da depilação, mas nao sei ao certo. Já marquei um Angiologista e um Clinico pra ver sobre esse caso.

    Um beijo a todos

    Comentário por Fernanda — outubro 29, 2009 @ 12:30 am | Resposta

  15. Oi gente,
    Descobri este site hoje e fiquei muito interessada em saber mais sobre erisipela, pois é um problema que estou enfrentando. Gostaria de saber se alguém conhece um tratamento homeopático que já tenha dado resultado. Se quiserem me informar o nome de um médico, também ficaria muito agradecida. Informe-me o nome da cidade. Estou em Minas, mas vou tentar ir a qualquer lugar para me tratar. Obrigada! Ana

    Comentário por Ana — novembro 3, 2009 @ 11:40 am | Resposta


Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O tema Rubric. Blog no WordPress.com.

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: